top of page

RELAXE SEM CULPA!

Estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil e pode ser extremamente cansativo. Por isso, que tal aprender se divertindo? Para ajudar os candidatos a tirarem uma folga sem culpa, preparamos uma lista de filmes/séries/livros e documentários sobre temas relevantes que podem cair na prova e enriqueçam sua redação. A maioria está disponível na NETFLIX e no YOUTUBE!

FILMES


Tempo de Glória

Este filme foi baseado em uma história real e conta a história de um regimento de soldados negros na Guerra Civil americana. Este é um dos temas mais importantes da história dos Estados Unidos. Neste longa, vemos a temática da luta contra os confederados e também a do preconceito. Se você gosta de filmes de guerra com um toque de drama, este é uma boa opção.


O Auto da Compadecida A vida no sertão pode já ser muito bem conhecida para quem mora nele, mas quem vive fora mal pode imaginar como é viver com escassez de comida e água potável, e o que se pode fazer para sobreviver nesse cenário. O Auto da Compadecida conta a história de João Grilo tentando sobreviver a um ambiente de fome e violência, enquanto possuindo uma fé fervorosa que o mantém de pé. Outros personagens com problemas e soluções diferentes, mas no mesmo cenário, vão aparecendo, também entrando em embate moral-religioso quando têm de confrontar seus pecados colocados na sua frente durante o julgamento divino.


O sorriso de Monalisa O filme retrata o conservadorismo dos anos 1950 nos Estados Unidos e a função que cabia às mulheres na época: cuidar dos maridos e dos filhos. No filme, Julia Roberts é uma professora de arte que chega a uma escola de meninas para apresentar novas formas de pensamento às alunas. Além de discutir feminismo, o longa ainda convida o espectador a refletir sobre o que pode ser considerado arte e qual é o papel da educação.


Five Came Back

Com certeza absoluta este filme te ajuda a estudar sobre a Segunda Guerra Mundial. Cinco aclamados diretores contemporâneos retratam a história de cinco lendas do cinema que se alistaram nas forças armadas para documentar a Segunda Guerra Mundial. É bem rico em detalhes.


Entre os muros da escola

Este filme pode colaborar com a elaboração da redação, caso ela seja de temática educacional. Este longa, original da França, retrata a batalha de um professor para ensinar seus alunos, muito diferentes e cada um com seus problemas.


Ele está de volta Adolf Hitler acorda na Alemanha de hoje e, para ele, o tempo não passou. Perdido em um mundo mais tecnológico e conectado, logo encontra ajuda na amizade com um cinegrafista, que se interessa por sua história e começa a acompanhá-lo. Hitler passa a ganhar fama nas ruas e começa a reconstruir o partido nazista. O longa leva o espectador a refletir sobre o que aconteceria se ele estivesse vivo.

Trabalho interno

Este filme aborda a crise econômica mundial ocorrida em 2008. Matt Damon aponta, em uma análise detalhada, os elementos que ocasionaram o colapso da crise. Ainda que a crise tenha sido algo passado, entender os mecanismos econômicos pode te ajudar na parte de atualidades do Enem.

Além de identificar as peças-chave do mundo financeiro e político, no filme é possível conhecer a história dos mercados financeiros dos Estados Unidos, China e Islândia, entre outros países.


Promessas de um novo mundo

Mais um tema que se enquadra em atualidades. Este aborda o convívio de crianças israelenses e palestinas.


13 dias que abalaram o mundo

Este filme representa a Crise dos Mísseis durante a Guerra Fria. O filme mostra o presidente Kennedy dos Eua descobrindo que a URSS havia instalado uma plataforma de mísseis numa ilha próxima de sua Nação.


12 anos de escravidão

Esta é a história de um escravo liberto que é sequestrado e passa por mais 12 anos no cativeiro. A escravidão como se deu no séc XX é mostrada.


Gattaca

Este é uma ficção futurística que ajuda nos estudos de biologia. Neste filme a medicina genética contribuiu para a eugenia e para as desigualdades sociais.


Wall-E

Se você gosta de animação e quer aprender mais sobre biologia, problemas ambientais, relações entre ser humano e máquina, assista Wall.E. As intertextualidades são profundas e muitas, há teor filosófico e sociológico. Não pense que este desenho não vai surpreender.


O menino do Pijama Listrado

Um clássico também de temática nazista. Este é pra fazer você chorar. Veja e reflita sobre sociologia, filosofia, história e geografia.


O Grande Desafio

Melvin é um professor que motiva alunos negros em uma faculdade no Texas com métodos nada convencionais, a participar de debates na universidade de Harvard em 1935. Veja e melhore suas habilidades em argumentação e aprenda mais sobre a história dos EUA e das políticas racistas.

Território Restrito

Este filme aborda a imigração ilegal, tão debatida atualmente. Vemos pessoas de nacionalidades diferentes tentando conseguir uma vida melhor. Vemos também uma onda de comportamentos xenofóbicos após o 11 de setembro.


Gladiador

Entenda melhor como era a Roma Antiga, os espetáculos na arena e a política do pão e circo.


Cruzada

Mais um filme para ajudar a entender alguns conflitos envolvendo questões religiosas, no caso entre cristãos e muçulmanos.


Avatar

O último longa metragem da lista é Avatar. Este é daqueles filmes para citar na redação do ENEM, dependendo do tema, pois aborda questões ambientais, exploração, extrativismo e desrespeito a novas culturas. Com tanto elementos assim, é fácil falar dele.


Pantera Negra Esse filme é uma versão moderna da antiga discussão de Malcolm X versus Martin Luther King. Enquanto o vilão da história, Kilmonger, propõe uma luta violenta contra a opressão que negros enfrentam e que se pegue em armas para lutar contra essa diferença social, o herói do filme, o Pantera Negra, se coloca como alguém que propõe que se tenha diplomacia com a sociedade, conversando e interagindo de maneira construtiva, se aliando às diversas nações para reverter a situação opressiva. Todavia, por mais que se chame o Kilmonger de vilão, ele está em uma área moral cinza, assim como o herói.

DOCUMENTÁRIOS

Diferente dos filmes, os documentários exploram a realidade e possuem muitas semelhanças com o jornalismo, pois se baseiam em fatos e personagens reais. Mas, assim como no cinema, o documentário é uma representação subjetiva da realidade e não pode não ser totalmente fiel à realidade.

Brasil, uma história inconveniente (2000)

O documentário conta a história da escravidão dos negros no Brasil, retratando a chegada dos portugueses no país, o comércio de escravos e o fim da escravidão. O filme revela vários dados importantes sobre a escravidão no país, como o porquê o número de negros escravizados chegou a representar metade da população nacional e porquê o Brasil foi o último país a abolir a escravidão.


A 13ª Emenda (2016)

O nome do longa faz referência à lei que proíbe a escravidão, exceto em caso de condenação. Segundo o documentário, a lei cria uma brecha para se manter os trabalhos braçais mesmo após a abolição da escravidão, por meio do encarceramento em massa. O filme reflete sobre as consequências de dessa lei para a comunidade negra até hoje e sobre a política de encarceramento dos EUA.


O Dia que Durou 21 Anos (2013)

O documentário aborda a questão da influência dos Estados Unidos no Golpe Militar em 1964 e na duração da Ditadura Militar, até 1985. O filme de Camilo Tavares investiga se os EUA somente apoiaram o Brasil na deposição do então presidente João Goulart ou se de fato havia uma intervenção planejada diante da ameaça socialista da época.

Holocausto Brasileiro (2016)

Baseado no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex, o filme retrata a triste história do Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais. O hospital psiquiátrico recebia milhares de pessoas tidas como “loucas” e as submetia a tratamentos e condições subumanas. O resultado foi um genocídio: mais de 60 mil pessoas morreram entre 1930 e 1980.


A História das Coisas (2007)

O curta-metragem explica todo o processo de consumo, desde a extração de matéria-prima para produção dos bens materiais até seu descarte, abordando os fetiches de consumo, a obsolescência programada e as consequências sociais e ambientais de tudo isso. Outros documentários sobre o tema são: O Verdadeiro Custo (2015) e Obsolescência Programada (2010).


Capitalismo: Uma história de amor (2009)

O documentário explora as causas e falcatruas políticas da crise mundial de 2008 nos Estados Unidos que, segundo o diretor Michael Moore, resultou no “o maior roubo da história dos EUA”. Para Moore, o capitalismo rompeu os ideais de liberdade garantidos na Constituição dos EUA e manteve o dinheiro nas mãos de um grupo seleto da sociedade.


Ilha das Flores (1989)

O clássico das aulas de Geografia critica o modo de produção capitalista que gera desigualdades sociais. O filme acompanha a produção de alimentos até seu destino num lixão a céu aberto da Ilha das Flores, em Porto Alegre, abordando a questão do desperdício de alimentos e pobreza. Outro filme que retrata as desigualdades sociais a partir dos trabalhadores de um aterro sanitário é o Lixo Extraordinário (2010).


Levante Sua Voz (2009)

No mesmo estilo de Ilha das Flores, o curta-metragem reflete sobre o oligopólio dos meios de comunicação no Brasil, concentrados nas mãos de apenas 11 famílias. O filme mostra como esse oligopólio midiático viola o direito à comunicação.


Nós somos uma legião: a História dos Hackers ativistas (2012)

O filme conta o surgimento dos chamados hacktivistas, ativistas políticos que saíram das ruas e migraram para a internet. Desde 2008, a comunidade ciberativista conhecida como Anonymous ataca sites de órgãos do governo e de grandes empresas, uma nova forma de obediência civil na era da internet.


Quebrando o Tabu (2011)

“Se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma prisão de segurança máxima, como podemos acabar com elas em uma sociedade livre?” é o questionamento levantado pelo filme. A obra reflete sobre a política contra as drogas em diversos países e possíveis soluções para acabar com a guerra às drogas, como sua descriminalização. Outros documentários que abordam a temática são Notícias de uma Guerra Particular (1999) e Cortina de Fumaça (2010).


Ela fica linda quando está com raiva (2014)

“She is beautiful when she’s angry” resgata a história das mulheres que criaram o movimento feminista nos anos 1960. Abordando o tema igualdade gênero, o filme dá voz às diferentes mulheres que começaram o movimento que exige direitos iguais, incluindo as demandas de mulheres negras e lésbicas. Outro documentário sobre o tema é Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero (2017).


Alimentos S.A. (2008)

O filme, originalmente chamado “Food, Inc.”, mostra o caminho dos alimentos até chegar à mesa do consumidor. Na obra, são abordados o modo de produção da indústria alimentícia, manipulação dos alimentos, maus tratos aos animais, falta de fiscalização e as consequências disso tudo. Outro filme com a temática dos alimentos industrializados, mas com foco na obesidade e publicidade infantil, é Muito Além do Peso (2012).


A Sombra de um Delírio Verde (2011)

O documentário retrata a luta da maior população indígena do país para manter seu território diante do avanço de latifúndios de cana de açúcar, chamado de ouro verde. Os índios Guarani Kaiowá somam mais de 40 mil pessoas e sofrem pelo avanço do agronegócio sobre suas terras, a pobreza, exploração e invisibilidade na mídia.


The true cost (2015) O documentário mostra como a indústria do "fast fashion", de roupas de custo baixo fabricadas para serem pouco tempo depois descartadas, escraviza pessoas na Índia e em outros países e qual é o impacto desse sistema ao meio ambiente.


SÉRIES


Muitas dessas séries são de temáticas históricas e servem para auxiliar, principalmente, na hora de fazer as questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias. Além disso, há algumas que envolvem o meio ambiente e podem te auxiliar na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Confira!


The Crown

A série é inspirada na biografia da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e narra os acontecimentos políticos e históricos que marcaram as últimas décadas da coroa britânica, como o nevoeiro de 1952 – que cobriu Londres e deixou milhares de mortos – e a relação com as antigas colônias, em especial a Índia. Além disso, mostra os relacionamentos e as rivalidades que a rainha enfrentava.


Merlí

Merlí é uma série sobre um professor catalão de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente. A série fala de filosofia de uma forma diferente, que pode ser muito interessante para os estudantes. Cada episódio tem o nome de um filósofo. A trama passa pelas histórias do professor, seus alunos e seu próprio filho.

The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é uma série que retrata a vida de quatro amigos nerds e sua vizinha. Os personagens são bastante estereotipados, mas acabam representando bem características extremas de quem é fã de Astronomia, Engenharia e, principalmente, Física.

Ao decorrer da série há menções aos grandes nomes da física e da matemática, como Newton, Stephen Hawking e Aristóteles, além de explicações de teorias, como a das cordas, do buraco de minhocas e das ondas gravitacionais. Isso pode fazer com que você aprenda sobre esses temas de maneira bem divertida.


Black Mirror

Black Mirror é uma série bastante conhecida que retrata diferentes realidades distópicas em cada episódio. Em todas essas realidades, o uso da tecnologia acaba influenciando as relações humanas. Alguns dos temas abordados são: vício em redes sociais, superexposição, segregação “sociovirtual”. Os episódios mostram que o ser humano está refém de algo que ele mesmo criou.


Vikings

Vikings é uma série produzida pelo History, canal cuja programação é focada essencialmente em conteúdos de teor histórico e científico. A trama se passa na Europa medieval e retrata os séculos X a XII, quando os guerreiros vikings dominavam a Escandinávia – região formada por Dinamarca, Suécia, Islândia, Finlândia e Noruega.


Narcos

Narcos é uma série que mostra as origens do tráfico de drogas e a ascensão e a queda do lendário traficante Pablo Escobar, na Colômbia no final dos anos 1970. A série traz temas atuais e leva o aluno a pensar sobre a geopolítica envolvendo as relações do tráfico de cocaína no mundo.


Anne with an E' A série mostra uma garota de 13 anos chamada Anne, que é criada por pais adotivos e pertence a uma classe social inferior à de seus colegas de escola. Temas como desigualdade social, bullying e relação familiar são abordados com o passar dos episódios.


LIVROS

Revolução dos bichos - George Orwell O livro usa uma série de metáforas que podemos utilizar em temas como corrupção nas relações humanas, manipulação política, autoritarismo e egoísmo. Ninguém nasce heroí - Eric Novello O livro distópico aborda um futuro onde o Brasil é liderado por uma ditadura fundamentalista. É nesse contexto que temas como minorias e liberdade de expressão traçam paralelos com a nossa situação política atual. Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman Aborda o conceito de "modernidade líquida", que pretende explicar as transformações que o mundo passou a partir da 2ª Guerra Mundial até os dias atuais ocasionando o fracasso nas relações sociais. Admirável Mundo Novo O livro narra a história de uma sociedade futurista onde o Estado incentiva o comportamento que julga o correto e controla os sentimentos humanos, induzindo as pessoas a se se unirem felizes e conformadas com o Estado autoritário. Casa-Grande e Senzala - Gilberto Freyre O maior clássico da Sociologia brasileira retrata a compreensão histórica do Brasil, a miscigenação e a composição das três raças que formaram o nosso povo. 1984 - George Orwell O livro conta a história de um mundo distópico dominado por ditadores. Você pode usá-lo em qualquer tema que envolva os direitos à liberdade de expressão e privacidade e no combate à censura. Homem Invisível - Ralph Ellison Em qualquer tema que envolva racismo e diferentes formas de preconceito. Extraordinário - R. J. Palacio Você pode usá-lo em temas que envolvam o combate ao preconceito e aceitação do que é diferente. Eu sou Malala - Malala Yousafzai Você pode usar em temas que envolvem a luta pelo direito à educação e o combate à desigualdade de gênero. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury Opressão, censura e a ameaça da liberdade de expressão. Além de usar como gatilho para tratar sobre a importância da leitura e do acesso à cultura e educação.

bottom of page